terça-feira, 17 de setembro de 2013

Petistas continuam reivindicando campus da UFSCar para o município de Jales



A convite do deputado estadual Hamilton Pereira (PT), a presidente da Câmara de Jales, Pérola Maria Fonseca Cardoso (PT), e o vereador Luís Fernando Rosalino (PT), estiveram em Sorocaba nesta terça-feira, dia 17, conversando com o reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino de Araújo Filho, sobre a possibilidade de implantação de um campus na região Noroeste do Estado de São Paulo.

A visita foi acompanhada pela deputada federal Iara Bernardi, pelo vereador de Sorocaba Izídio de Brito Correia, pela presidente da Câmara de Araçoiaba da Serra, Adriana Ribeiro, todos do PT, pelo diretor do campus Sorocaba da UFSCar, Isaías Torres, pelo engenheiro civil da UFSCar, Carlos Marcassa, pelo coordenador do polo regional de Jales da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Nilton Aparecido Marques, e o presidente do PT de Jales, Antonio Carlos Donizeth Nogueira, mais conhecido por Cacaio.

Segundo a presidente da Câmara de Jales, essa luta por um campus da UFSCar que atenda toda a região Noroeste do Estado é um luta que já dura sete anos. "Somos um município relativamente pequeno, mas uma universidade traria benefícios para mais de 30 outras cidades da região, inclusive com mais dois estados que fazem divisa com a região", afirmou Pérola.

Na mesma linha, o vereador Luís Fernando defendeu que um campus em Jales ‘extrapolaria' a cidade e ajudaria a desenvolver a vocação da região, que vai da fruticultura até a criação de peixes, sendo hoje a segunda maior produtora de tilápia do Brasil. "Precisamos levar a ciência e novas tecnologias àquela região, assim atraindo os nossos jovens e alavancando ainda mais o seu potencial", observou.

O reitor lembrou de que quando os representantes de Jales iniciaram a reivindicação de um campus na cidade, não havia por parte do Governo Federal a intenção de extensões da universidade pelo Estado. "Mas desde aquela época eu já defendia que Jales dependia muito mais de um campus do que outras regiões", disse. "Sou totalmente favorável à expansão da UFSCar, mas precisamos saber quais os planos do Governo Federal para ano que vem quanto ao Ensino Superior", completou Targino de Araújo.

Os deputados Iara e Hamilton se comprometeram a agendar uma visita ao Ministério da Educação para tratar sobre o assunto. "Com a aprovação da Lei que destinará 75% dos royalties do petróleo para a Educação, a nossa presidente Dilma já anunciou que serão investidos desde a primeira infância até ensino superior", ressaltou. "Por isso, a expansão das nossas universidades também deverão fazer parte desse novo plano".

Para Hamilton, o município de Jales não deve se intimidar nem desistir da causa. "É vocação das nossas universidades alavancar o desenvolvimento e já pudemos observar que o potencial daquela região é muito grande e merece ter o seu campus", assegurou o parlamentar petista.
O encontro aconteceu na Câmara Municipal após prestação de contas sobre a unidade da UFSCar de Sorocaba, realizada pelo reitor Targino de Araújo Filho.

Fonte: Deputado Hamilton Pereira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário