terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Professora que ironizou passageiro em aeroporto é afastada de cargo na PUC-Rio



A professora Rosa Marina de Brito Meyer, de Letras da PUC, no Rio de Janeiro, foi demitida do comando da Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI), segundo o jornal O Globo. Em portaria enviada aos funcionários da universidade nesta segunda-feira (17), o reitor comunica que o cargo será substituído por outro professor.

Apesar de ter sido afastada do órgão que firma parcerias de intercâmbio entre a PUC e universidades do exterior, a professora continua dando aulas no Departamento de Letras.
Rosa Marina teve de se desculpar depois de utilizar as redes sociais para zombar de passageiro que esperava para embarcar em um avião. "Aeroporto ou rodoviária?", escreveu a professora na legenda da imagem onde aparece o advogado Marcelo Pereira dos Santos, 33 anos, de bermuda e camisa regata no Aeroporto Santos Dummont. 
O perfil Dilma Bolada, página de humor inspirada na presidente Dilma Roussef, publicou uma mensagem reproduzindo o post, criticando a postura da professora. Em seguida, milhares de internautas compartilharem a postagem da personagem e a professora começou a receber críticas, assim como outros professores que comentaram a foto no mesmo tom.
"Sabedora do desconforto que posso ter criado com um post meu publicado ontem à noite, peço desculpas à pessoa retratada e a todos os que porventura tenham se sentido atingidos ou ofendidos pelo meu comentário. Absolutamente não foi essa a minha intenção", escreveu a professora após a má repercussão.
"Humilhado"

O advogado criticado na imagem afirmou ter sentido "bastante humilhado e magoado" com a postagem no Facebook. Marcelo é sócio de um escritório de advocacia especializado em direito empresarial e marcas e patentes em Nova Serrana, no interior de Minas Gerais. Segundo o site Terra, o advogado voltava de um cruzeiro marítimo pela Argentina, Uruguai e costa brasileira junto com dois amigos. Marcelo contou ao site que não percebeu o momento em que a foto foi tirada. "Usava aquela roupa porque estava à vontade, estava muito quente", disse.

O reitor da Unirio, Luiz Pedro Jutuca, comentou a foto, dizendo que o "glamour foi para o espaço". A professora respondeu: "Puxa, mas para o glamour falta muuuito! Isso está mais para estiva." Após a repercussão do caso, a professora se desculpou e apagou a postagem. 

"O ato dela foi preconceituoso. Os comentários de muitas pessoas que a acompanharam também. Um preconceito de quem acha que uma pessoa pobre não pode andar de avião, não pode frequentar um local como aquele", afirmou o advogado.

Marcelo explicou ainda que uma amiga viu a foto na página Dilma Bolada e o avisou. “Na hora fiquei chocado, assustado, e sem graça porque percebi que a postagem era uma crítica ao modo como eu estava vestido naquele lugar. Depois fui vendo que a maioria dos comentários da matéria era de indignação, que as pessoas estavam do meu lado, o que me deixou um pouco mais calmo”. 

O advogado ainda não decidiu qual decisão irá tomar diante do caso. Porém, ele "cogita" em entrar com um processo judicial contra a professora e os seguidores dela que fizeram comentários preconceituosos no Facebook.

Fonte: O Correio 24hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário