quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Maguila: Alzheimer pode estar relacionado a traumas cranianos, diz neurologista



O diagnóstico de doença de Alzheimer do ex-boxeador José Adilson “Maguila” Rodrigues dos Santos, de 54 anos, pode estar relacionado a traumas cranianos repetitivos, conforme explica o neurologista Dr. Ivan Okamoto, coordenador do Setor de Neurologia do Instituto da Memória da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

— Traumas cranianos importantes podem estar relacionados ao Alzheimer, mas a idade é o principal fator de risco da doença. Como envelhecer é algo natural do organismo, pode-se dizer que o Alzheimer é um problema de saúde muito prevalente na terceira idade, especialmente por causa do aumento da expectativa de vida da população.

O Alzheimer, conforme explica o médico, é uma doença que costuma aparecer, na maioria dos casos, a partir dos 60 anos e tem como principal sintoma a perda de memória.

— É um esquecimento que passa a interferir no dia a dia do paciente, ou seja, ele esquece a panela no fogo, não paga as contas em dia e assim por diante. Além disso, pode haver alterações de comportamento, como depressão, irritabilidade, agressividade, insônia ou euforia.

Segundo o Dr. Okamoto, são esses sinais que alertam a família a procurar um especialista. Apesar de evoluir de forma lenta, ele avisa que, com o passar dos anos, o quadro clínico pode se agravar e o paciente começa a perder a capacidade de falar, andar, engolir, sorrir, planejar e calcular.

— Por isso, o tratamento é fundamental. Apesar de não ter cura, a medicação consegue estabilizar ou diminuir a progressão da doença, propiciando mais qualidade de vida ao paciente.


O Alzheimer, que atinge mais de 25 milhões de pessoas no mundo e 1 milhão no Brasil, não pode ser prevenido, mas o neurologista recomenda praticar atividade física aeróbia três vezes por semana, ler e fazer palavra cruzada “com o objetivo de melhorar a reserva cognitiva”.


Fonte: R7.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário