segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Egocentrismo



"Egocentrismo é a característica que se define pela personalidade de que uma pessoa considera que todo o mundo e todas as pessoas giram ao redor de si mesmo. A criança com cerca de 3 anos de idade passa pelo período chamado teimoso, pois ainda não compreende que faz parte de uma sociedade, imaginando que todo o mundo gira em torno de si mesmo."

Vejo uma criança chorando porque ela quer que uma coisa seja do jeito dela, e não aceita de outra forma. Ela bate o pé e diz que quer comer doces naquele momento, antes do almoço ou ela acaba morrendo. Ela chora, esperneia, se joga no chão, e tem que ser do jeito que ela quer, nunca de outra forma. 

Para uma criança, não existem preocupações com contasa pagar, seja de supermercados, energia, internet, alguel, água, etc...,  criança todo o dinheiro do mundo foi feito para comprar doces e brinquedos. Para ela não importa se o trânsito estava engarrafado até que seu pai conseguisse chegar ao colégio para buscá-la, na cabeça dela, seu pai a abandonou e já não a ama mais. E todos os conceitos sobre tudo mudam de minuto em minuto.

A psicologia diz que o egocentrismo "se caracteriza pela fantasia de imaginar que o mundo gira em torno de si, tomando o eu como referência para todas as relações e fatos. Uma pessoa egoísta pode não ser egocêntrica, uma vez que luta para fazer com que os fatos se amoldem a seus interesses. A pessoa egocêntrica é egoísta, no sentido de que não consegue imaginar que não seja ela a prioridade no mundo em que vive. O egocentrismo é próprio da infância, como passagem para que a criança possa aprender a noção de referência a partir do eu e então aprender a criar outras referências que não o si mesmo."

O Egoncentrismo é você querer ser o centro de uma amizade, achar que tudo o que a pessoa que se diz ser sua amiga tem que fazer é demonstrar o valor dessa amizadse, enquanto você acha que você mesmo já demonstrou muito essa amizade, sendo que de fato ainda não fez nada por ela. As vezes as pessoas acham o grande centro da amizade e ficam esperando apenas da outra parte a comprovação de que de fato existe uma verdadeira amizade ali, as vezes não assumem e conseguem diferenciar outros sentimentos perante a amizade e tudo que surgir de diferente é um confronto a relação amigos.

 O Egocentrismo é uma preocupação excessiva consigo mesmo e com os laços que a envolvem, onde geralmente estes laços tem que ser valorizado por terceiros e nunca por você, já que na sua concepçãos só pelo fato de já considerar as vezes ser um amigo, basta para todo o momento. È como um doente que esta em um hospital, aquela famosa música e "que se dane o mundo", então, que se dane o mundo, eu quero atenção só para mim, quem vai cuidar de mim, como eu estou de saúde, como esta meu quadro.

O Egocentrismo é isso,
e no mundo idealizado em que vivemos, penso que o egocentrismo atrelado ao egoísmo é uma variante nociva da imaturidade. Diante de tudo é importante praticar o altruísmo dentro de si e vencer as más índoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário